1.6.03




“Tudo em São Petersburgo é caro ao meu coração, e sem ela minha vida seria impossível”.Tchaikovski.


SÂO PETERSBURGO é uma cidade pela qual sou fascinado desde que li o livro Tribunal de Honra, de Dominique Fernandez. As descrições que o autor faz da cidade envolve o leitor de tal maneira que quando ele acaba de ler o livro tem a impressão de ter feito uma viagem àquele lugar. O clima, o charme, a arquitetura, o povo, os hábitos. É tudo descrito com tanta verdade literária que é difícil ler o livro e não se apaixonar pela cidade fundada por Pedro, O Grande.


O aniversário da fundação da cidade comemorado neste 31 de maio me deixou com vontade de reler o livro. Tribunal de Honra conta, de forma romanceada, os últimos dias de vida de Tchaikovski. O famoso compositor russo, adorado pelo público e respeitado mundialmente, estava tendo um caso com um garoto de 17 anos, estudante do colégio militar e sobrinho do Czar. A descoberta do romance entre o maestro cinquentão e o jovem militar vira um escândalo nos porões da elite da sociedade russa de então.


Escandalizado, o Czar cria um corpo de jurados cuja função é julgar o comportamento do compositor e determinar uma penalidade para ele, caso fosse condenado pelo seu julgamento. Esse corpo de jurados é o Tribunal de Honra que dá título ao livro. A história é contada por um influente engenheiro russo, radicado na França, que volta a São Petersburgo para construir uma ponte. Ao chegar na cidade ele toma conhecimento da existência do tribunal para julgar os hábitos sexuais de Tchaikovski. A princípio ele fica chocado com o comportamento do compositor. Mas, um dia ele leva a esposa para assistir a um concerto do Tchaikovski. Ao ouvir a música maravilhosa do compositor a esposa do engenheiro fica tão emocionada que começa a chorar. O homem fica impressionado com aquele artista que, com sua música, conseguiu emocionar sua esposa a ponto de leva-la às lágrimas. Comovido, decide interceder por ele, junto ao Tribunal de Honra.


Partindo dessa situação o autor criou uma obra mágica, de fascinante erudição e forte teor dramático. Um mergulho arrebatador na arte e na cultura de um povo. A descrição das ruas, dos parques, das carruagens circulando pelas ruas de pedra, da suntuosidade dos castelos dos Czares, da vaidade dos artistas vivendo numa época de esplendor cultural. Tudo envolve o leitor de tal forma que a música do compositor parece brotar das páginas do livro, assim como a beleza das paisagens, além do charme e sensualidade do homem russo.

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas