24.7.03




Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos, outras há que sorriem por saber que os espinhos têm rosas.


TRIBALISTAS FIVE – Mais do que merecida a indicação dos Tribalistas a cinco prêmios Grammy. O disco é um dos mais bem sucedidos projetos musicais dos últimos anos. Os Tribalistas é um divisor de águas na música brasileira. Um disco que está fazendo história e que, sem dúvida alguma vai ficar no panteão da música brasileira como uma referência cultural da nossa época. A música Já Sei Namorar foi a mais executada no verão do ano passado e tomou de assalto o coração dos brasileiros. O sucesso da música na Europa e a indicação ao Grammy vêm apenas consagrar um trabalho que deu sangue novo a MPB.


Já Sei Namorar, o principal sucesso do grupo, foi o hino do último verão. O ritmo envolvente da música aliada aos singelos versos da letra transformou a canção numa verdadeira mania dos brasileiros. A música envolveu e encantou a todos como há muito não se via na MPB. Nunca esqueço o dia em que eu estava na praia de Copacabana quando um rádio começou a tocar a música dos Tribalistas. Quatro rapazes bonitões que estavam ali perto começaram a dançar como que hipnotizados pelos acordes. Eles fizeram apenas o que todos que escutavam a música tinham vontade de fazer: sair dançando sem se preocupar com mais nada que não fosse saborear a canção do trio.


No auge do sucesso de Já Sei Namorar, a música dos Tribalistas foi vítima de calúnia e difamação por parte do Artur Xexeo, conhecido espírito de porco do jornalismo brasileiro. Em sua venenosa coluna o editor do jornal O Globo afirmou que a canção era plágio de uma música americana. Sem nenhuma prova ou evidência que pudesse comprovar a acusação, o sujeito fez questão de derrubar a música, com uma afirmação gratuita e leviana. Ele queria, de qualquer maneira, estragar o verão de Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Só um espírito de porco como Artur Xexeo poderia fazer uma acusação absurda como essa. Como poderia uma música de alma tão genuinamente brasileira como Já Sei Namorar ser plágio de uma música americana?


Artur Xexeo é o inimigo público número 1 da música popular brasileira. Ele é um especialista em avacalhar a MPB. Recentemente o marido do videomaker Paulo Severo publicou uma série de artigos em que debochava das letras das nossas músicas. Verdadeiros clássicos do nosso cancioneiro foram avacalhados por esse jornalista de recursos limitados, que inventou um premio chamado Zum de Besouro para zombar do que ele considerava letras sem pé nem cabeça. Como se letra de música precisasse ter pé e cabeça. Além disso, há anos ele persegue e ridiculariza o Caetano Veloso.


Chico, Caetano, Gil, Benjor, Gal, Elis, Bethânia, Tom, Vinícius, Roberto, etc. A música é, sem dúvida alguma, um dos maiores tesouros da cultura brasileira. Portanto, é incompreensível que o caderno de cultura do jornal O Globo seja editado por um notório inimigo da MPB. Um jornalista que trata a MPB com deboche, desprezo e mau humor. Acho que o doutor Roberto Marinho está devendo um pedido de desculpas aos Tribalistas.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas