3.10.04

POR UM PUNHADO DE SAMBA - Antes de assistir ao filme Era Uma Vez no Oeste, aproveitei e fui até a Biblioteca Nacional conferir a exposição comemorativa dos 60 anos de Chico Buarque. É muito interessante. Cheia de coisas curiosas. Mas, por coincidência, uma coisa na exposição me chamou a atenção. Computadores contêm toda a discografia do artista. Você põe os fones, clica na capa do disco, aparece uma lista de músicas, você clica no play e a música escolhida começa a tocar. Fiquei um tempão no computador curtindo antigos discos de Mr. Buarque. Foi então que descobri o disco POR UM PUNHADO DE SAMBA, que o cantor gravou na Italia, com o maestro ENNIO MORRICONE. Eu sabia da existência desse disco mas tinha esquecido. E foi com grata supresa que ouvi algumas músicas cantadas em italiano e arranjadas pelo autor das mais belas trilhas sonoras já feitas para o cinema.


O que eu mais gostei na exposição foi das fotos de Chico Buarque adolescente. Como ele era lindo. Um pedaço de mau caminho. Mas o que choca mesmo são as letras de alguns sucessos, com o carimbo da censura proibindo as canções. E as justificativas dos censores, descobrindo significados absurdos nos versos. UM horror. Quando penso que o Brasil já passou por esse tipo de coisa sinto arrepios. E as ameaças do "pessoal da direita", chamando-o de comunista? Achei aquilo tão "Olavo de Carvalho"!!! A exposição também tem um material em video sensacional, com Bethânia, Nara e entrevistas. Em cartaz na Biblioteca Nacional.




Que a estrada venha ao seu encontro. E que o vento sempre esteja às suas costas.

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas