23.2.05

A CHINA É AZUL - No cartaz do filme HERO, com estréia prevista para março, tem uma observação de um critico americano que diz: "Talvez o mais belo filme já realizado..." Depois de ter asssitido ao filme, penso que talvez esse critico tenha razão. HERO, de Zhang Yimou, é de uma beleza impressionante. Da narrativa a direção de arte, tudo na fita é feito com uma delicadeza e com um cuidado formal de tirar o fôlego da platéia. Os figurinos, a maquiagem, as locações, os efeitos especiais, o elenco, a fotografia, o ritmo, a edição... As cenas de luta são estupendas. A atuação dos atores é intensa, apaixonada. HERO não é apenas um filme. É um poema em forma de cinema.


Certamente quando estrear nos cinemas, HERO será um sucesso de público, já que o filme tem um forte apelo popular nas imagens e no conteúdo. Assim como The House of Flying Daggers , uma espécie de sequência rodada pelo mesmo diretor, que mantém o mesmo nível de excelência cinematográfica.





SUB ROSA - O blog da espevitada Meg Guimarães está cada vez melhor. Belas imagens, bons textos, além do astral maravilhoso da sua autora. Maria Elisa Guimaraes, Meg para os amigos, é professora de Filosofia, especializada em Filosofia da Ciência e Ética. É também crítica literária, com trabalhos publicados no exterior e no Brasil. É louca por cinema. Adora música popular, principalmente as do início do século passado. E música erudita que ouve desde criança mas não é expert, gosta de ópera e vive atracada com o Kobbé. É pesquisadora e seu sonho de consumo é ter uma "casinha lá na Marambaia". Adora Radamés Gnatalli, Ari Barroso, Dorival Caymmy, Noel Rosa e, claro, Tom Jobim e João Gilberto. Caetano Veloso é Deus, Chico é um anjo, mas seu cantor preferido é Marco Sacramento. Corra atrás. É devota de Billie Holiday. Etta James e Dinah Washington. De John Coltrane, Charles Bird Parker e Miles Davis. Ama Clint Eastwood, Billy Wilder, Jamursch, Lynch, Ferrara e Hitchcock. Tarantino é tudo. Tudo o mais é complemento. Adora tudo dos anos 20, 30 40 e 50 do século passado. No momento espera a consagração de Jim Carey, um subestimado e incompreendido gênio cujo único defeito é não casar com ela.

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas