12.8.08

VELUDO AZUL – Uma imensa fila começava nos fundos da Livraria da Travessa, atravessava toda a loja e ia até os corredores do Shopping Leblon. “Você viu o tamanho da fila? Eu pensei que não ia ter ninguém por aqui”, me disse a atriz Bel Kutner, uma das primeiras a chegar à noite de autógrafos do cineasta David Lynch que está lançando no Brasil seu livro Em Águas Profundas. Acompanhada de duas amigas, Bel era uma das primeiras da fila. “Saí cedo de casa, tomei um lanche e vim direto pegar um autógrafo desse cineasta maravilhoso”, disse Bel, com seu cabelo curtinho, com um exemplar do livro nas mãos.

O cineasta chegou atrasado, mas foi recebido com aplausos e assovios pela multidão que lotava a livraria. Seguranças foram mobilizados para organizar a fila e acalmar os fãs mais exaltados que queriam chegar perto do cineasta de qualquer modo. Para dar conta de distribuir autógrafos para tanta gente, Lynch procurou ser bem rápido e ágil, escrevendo seu nome em tudo o que colocavam à sua frente. Muita gente trazia exemplares do livro, mas muitos preferiram trazer exemplares dos DVD´s dos seus filmes para serem autografados. Houve quem pedisse para o homem autografar camisetas e uma fã mais ardorosa pediu que o cineasta autografasse em sua própria pele e ofereceu o braço ao diretor que achou tudo perfeitamente normal. Todo o evento acontecia com a trilha sonora de Blue Velvet e Mulholland Drive ao fundo.

Quem achava que David Lynch tinha ficado fora de moda teve uma surpresa. O cineasta tem seguidores, fãs, gente que cultua seus filmes como obras de arte a serem decifradas. “Já assisti Cidade dos Sonhos várias vezes e cada vez descubro coisas novas”, dizia a comerciante Márcia Barbosa aguardando ansiosamente sua vez de autografar seu DVD. “Blue Velvet é um dos cinco melhores filmes da história do cinema”, afirmava convicto o arquiteto Anderson Marinho que levou um cartaz do filme para ser autografado.

No livro, uma mistura de autobiografia, história do cinema, ensaio espiritual e manual de meditação, o diretor conta como a prática da Meditação Transcendental mudou a sua vida, além de revelar como ela o ajuda a concentrar energias, estimulando sua criatividade e consciência. Um relato de experiências entremeado de histórias jamais reveladas sobre a produção de suas obras-primas cinematográficas. Uma leitura imperdível, não só para fãs do cinema de David Lynch, mas também para todos que desejam melhorar a sua própria condição mental, através do desenvolvimento da criatividade e da capacidade de concentração.



ECONOMIA E CAPITALISMO - Direto de Tailândia, uma cidadezinha perdida na floresta amazônica, o blog do economista João Melo. Uma visão da economia do ponto de vista de quem vive no paraiso da retirada ilegal de madeira da floresta.


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas