30.9.09


O corpo humano é a carruagem, eu, o homem que a conduz, os pensamentos as rédeas, os sentimentos são os cavalos. [ Platão ]

CONHECIMENTO É SENSAÇÃO! – A verdade existe? O que é conhecimento? O que significa o saber? De onde veio o homem? Qual o futuro da humanidade? Deus realmente existe? Essas questões, tão profundas quanto irrelevantes, ecoam pelas escadarias e corredores do histórico prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Nas salas de aula, alunos e professores se debruçam sobre a vida e obra dos grandes filósofos para tentar decifrar o significado da vida além do entendimento humano. Hegel, Descartes, Spinoza, Nietzsche, Berkeley, Kant, Platão... Os grandes nomes da filosofia são dissecados por um naipe de professores inteligentes e bem preparados. Gente apaixonada pela filosofia e que oferece a seus alunos o fino do pensamento inteligente e sofisticado. É relevante que uma Universidade pública ofereça gratuitamente tal nível de ensino.


“O ambiente universitário é uma delícia!”, me disse outro dia minha querida e adorada Hildegard Angel, com sua jovialidade natural. Concordo com Hildezinha. O ambiente universitário é maravilhoso. É gratificante encontrar nos corredores, no pátio do andar térreo, nas escadarias, na cantina ou na biblioteca, alunos e professores discutindo ou estudando teorias e pensamentos dos grandes filófosos da humanidade. É um tal de Kant disse isso, Foucault falou aquilo, Sartre defendeu tal tese, Deleuze criticou tal teoria... Há uma vibração muito forte no ar, de corações e mentes tentando decifrar o significado do conhecimento.

Conhecimento é uma crença verdadeira justificada! Essa é a conclusão a que chega Platão num dos seus mais brilhantes textos: Teeteto. É esse famoso diálogo platonista que está sendo estudado na aula de Teoria do Conhecimento, com o Professor Alberto Oliva. Teeteto narra o encontro do velho filósofo Sócrates, com um jovem adolescente, o Teeteto do título. Sócrates que se auto intitula um parteiro de idéias, tem com seu pupilo uma longa conversa sobre conhecimento e sabedoria no que tange as relações humanas. Os diálogos são brilhantes. O velho Sócrates catequiza e questiona o jovem, que demonstra grande admiração por aquele homem considerado um sábio por toda a Grécia. Questões muito delicadas da existência humana são discutidas nesse apaixonante texto de Platão. Mas, o que mais me fascinou ao ler esse texto, é que por trás de toda a sofisticação de pensamento, por trás de todo o brilhantismo intelectual, o que existe entre Sócrates e Teeteto é uma pegação. Um sensual jogo de sedução. Sócrates é uma bichona culta que, para conquistar o bofe, usa seu preparo intelectual como trunfo. É fascinante a sutileza com que esse jogo de sedução é colocado na peça literária. É uma pena que esse aspecto do texto, o jogo de sedução entre os personagens, não seja discutido em aula. Apenas a alta filosofia de Sócrates é discutida. Mas eu penso que a baixa filosofia é tão interessante quanto...

Terpsião, um velho amigo de Sócrates, define Teeteto, muitos anos depois do encontro deste com Sócrates, como “um homem e tanto”. É Teodoro, um geômetra, quem apresenta Teeteto a Sócrates. E antes da apresentação ocorre o seguinte diálogo entre as duas bibas da Grécia antiga.

SócratesOra, és tu quem reúne à tua volta o maior número de rapazes, e com razão, não só pelo merecimento próprio, como pela atração pela geometria. Por isso, caso tenhas encontrado algum jovem digno de menção, com muito prazer ouvirei o que disseres.

TeodoroEfetivamente, Sócrates, vale tanto a pena eu falar como ouvires a respeito de um adolescente que descobri entre vossos concidadãos. Se se tratasse de um belo rapaz, teria medo de manifestar-me, para não pensarem que eu o fazia como apaixonado. Porém a verdade – sem querer ofender-te – é que el não é nada belo; parece-se contigo...

Noutro momento de grande beleza do diálogo platonista Sócrates se dirige ao bofe e fala da sua função de guru intelectual, de professor e sábio:

SócratesA minha arte obstétrica tem atribuições iguais às das parteiras, com a diferença de eu não partejar mulher, porém homens, e de acompanhar as almas, não os corpos, em seu trabalho de parto. Porém a grande superioridade da minha arte consiste na faculdade de conhecer de pronto se o que a alma dos jovens está na iminência de copnceber é alguma quimera e falsidade ou fruto legítimo e verdadeiro. (...) Todavia, Teeteto, os que não me parecem fecundos, quando eu chego à conclusão de que não necessitam de mim, com a maior boa-vontade assumo o papel de casamenteiro e, graças a Deus, sempre os tenho aproximado de quem lhes possa ser de mais utilidade. (...) Entrega-te, pois, a mim, como a filho de uma parteira que também é parteiro, e quando eu te formular alguma questão, procura responder a ela do melhor modo possível.


Na sua tentativa de seduzir o bofinho Sócrates mostra que, por mais que se tente caracterizar e definir o que é conhecimento, por mais que se tente formular um conceito sobre conhecimento, é impossível chegar a uma definição precisa. “Conhecimento é sensação”, tenta definir Teeteto, ao que Sócrates chama de “bela e corajosa definição”, antes de contestar habilmente os argumentos do pupilo que está prestes a seduzir.

Platão é o meu ídolo!

Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas