29.11.09


A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades.

TOQUE DE CLASSE EM COPACABANAA exposição do fotógrafo Sebastião Salgado na Galeria Tempo, no térreo do Edifício Chopin, imprimiu um toque de classe a Copacabana. São 22 fotos, em irresistível preto e branco, no tamanho de 50 x 60 cm, originais e numeradas. Cada quadro está à venda por preços que variam de oito a dez mil dólares. Mas, quem não puder comprar, pode admirar as fotos visitando a exposição. Fotos como essa acima: um espetacular rabo de baleia. Animais selvagens, paisagens exóticas, pessoas vivendo numa situação-limite...


O que se vê na exposição? Quadros, fotos, poesia? Na arte de Sebastião Salgado tudo se mistura, num envolvente jogo de luz e sombra. Suas fotos parecem quadros que nos emocionam com beleza e poesia. As imagens na Antártica mostram geleiras que parecem esculturas. Os animais exóticos da África são captados com ternura e magia. E a miséria humana, um dos temas favoritos do fotógrafo, tem algo de grandioso e plácido. É tudo muito belo e perturbador. Com a sua fotografia o artista quer, de qualquer maneira, provocar e emocionar o espectador. Faz bem a alnma assistir essa exposição.


Criada em março de 2006, a Galeria Tempo dedica-se exclusivamente à fotografia e à vídeoarte. As sócias Carolina Dias Leite, Georgianna Basto e Márcia Mello vêm criando um acervo que inclui fotografias históricas e contemporâneas de artistas brasileiros e estrangeiros. O espaço é um local de exposição e, ainda, presta serviços de curadoria, restauração e conservação de fotografia. A galeria representa os fotógrafos Geraldo de Barros, German Lorca, Fernando Lemos, Milan Alram e Jacob Polacow (décadas de 40 e 50), Sonia Andrade, Ana Vitoria Mussi, Valeria Costa Pinto e Antonio Saggese (70), Christian Cravo, Felix Richter, Renan Cepeda, Leonardo Aversa e Paula Trope (contemporâneos), além do próprio Sebastião Salgado.


A Galeria Tempo fica ao lado do Copacabana Palace, onde está instalada a badalada Gustavo Rabello Arte, que inaugura nova exposição dia 8 de Dezembro. São dois artistas mineiros para uma exposição de poesia e pintura. O poeta Júlio Castañon Guimarães lança livro com 27 poemas inéditos com reproduções de ´pinturas do artista plástico Manfredo Souzanetto, feitas especialmente para a publicação. As obras são em bastão a óleo e pigmentos com resina acrílica sobre linho. Além das obras do livro, o pintor, desenhista e escultor Souzanetto selecionou oito pinturas recentes para expor na galeria. Uma criação que se situa na fronteira entre o geométrico e o orgânico, a pintura e a escultura.

Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas