15.11.10





É muito mais difícil controlar as emoções do que conquistar uma cidade.

CAÇADAS DE PEDRINHO – Ainda estou me recuperando do choque. A noticia de que o Conselho Nacional de Educação cogitou censurar o livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato me deixou chocado. É que a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial alegou que o livro tem conotações racistas, já que num determinado trecho, Tia Nastácia, a empregada negra do Sítio do Pica Pau Amarelo, leva um susto quando vê uma onça pintada e sobe correndo numa árvore. Lobato então esreveu: “"Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão". Os burocratas da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial ficaram indignados com a referência de que a empregada negra parecia "uma macaca de carvão" e tentaram censurar o livro.


Secretaria de Promoção da Igualdade Racial? Acho que o Brasil é o único país do mundo que possui um órgão público cuja função é disseminar o racismo entre a população. Essa Secretaria foi criada apenas para isso: estimular o racismo no Brasil. Afinal, o viés da Secretaria é promover uma vingança contra os brancos que usaram os negros como escravos. Não se pode mudar fatos históricos. Mas os burocratas da Secretaria ganham altos salários para acreditar nisso.


A tal Secretaria da Igualdade Racial é resultante de uma corrente de pensamento que anda provocando algumas das maiores tragédias da vida moderna nesse limiar do Século 21: o politicamente correto. A ideologia do politicamente correto é uma tragédia que tem corroído a sociedade como uma praga, uma doença terrível, um vírus mortal.


Adoro Monteiro Lobato. Tenho um carinho muito especial por esse autor. Algumas das lembranças mais felizes da minha infância foram resultantes da minha convivência com a literatura desse grande escritor. Eu li e reli toda a sua obra literária infantil. Através dos seus livros descobri que podia viajar na imaginação, sair do mundo real e viver outras vidas, outros mundos. Foi lendo Monteiro Lobato que descobri o poder da literatura.


Eu lia os livros e queria que eles não acabassem nunca. As histórias eram envolventes e excitavam minha mente infantil. O sítio do picapau amarelo era um lugar que existia de verdade dentro da minha fértil imaginação. Conhecia bem todos os personagens. Adorava Narizinho, Dona Benta, Pedrinho, a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa e viajava muito com as aventuras dos personagens. As histórias de Lobato me envolviam de tal modo que eu me refugiava no seu universo e posso dizer que fui um menino muito mais feliz por causa da literatura dele.





SEU WALDIR - Já que Monteiro Lobato é uma jóia rara que lembra a minha infância, pesquisando no You Tube descobri uma outra pérola dos meus tempos de menino. Nessa época eu morava em Recife, uma cidade encantadora. Uma cidade que tinha vida própria e seus próprios movimentos culturais. Foi num desses movimentos culturais que, certa vez surgiu uma banda chamada Ave Sangria. Era um conjunto de rock que trazia para si as influências da tradicional música nordestina. Pois bem. Um dos grandes sucessos do Ave Sangria foi uma música chamada Seu Waldir. Durante um bom tempo, entre os meninos mais antenados da minha turma de rua, ou mesmo do colégio, o meu apelido era "Seu Waldir", por causa da música do Ave Sangria. A canção havia se perdido no tempo da minha memória, mas com o You Tube tudo mudou. Agora a gente encontra todas as músicas do mundo arquivadas num só lugar. Aonde é que nós vamos parar?

Escute Seu Waldir no link a seguir:



Seu Waldir, o senhor
Magoou meu coração
Fazer isso comigo, Seu Waldir
Isso não se faz, não


Eu trago dentro do peito
Um coração apaixonado
Batendo pelo senhor
O senhor tem que dar um jeito
Se não eu vou cometer um suicídio
Nos dentes de um ofídio vou morrer


Estou falando isso
Pois sei que o senhor
Está gamadão em mim
Eu quero ser o seu brinquedo favorito
Seu apito, sua camisa de cetim


Mas o senhor precisa ser mais decidido
E demonstrar que corresponde ao meu amor
Pode crer
Se não eu vou chorar muito, Seu Waldir
Pensando que vou lhe perder
Seu Waldir, meu amor...

Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas