31.3.11





















CORAÇÃO DE ESTUDANTE


CENA MUDA - 31 de Março de 2011. Pois bem. Exatamente no dia do aniversário da gloriosa Revolução de 64 uma grande passeata de estudantes da rede pública agitou o centro do Rio de Janeiro. E a Cinelândia, eterno centro de convulsões políticas, foi palco de discursos inflamados contra o sistema e as repressivas autoridades políticas. Por um lado foi lindo ver aquela juventude reunida reivindicando melhorias no ensino público e no sistema educacional brasileiro. Havia uma coisa forte nas intenções da garotada. Uma vontade de partir pra briga em busca de seus direitos. Mas, ao mesmo tempo, o discurso me parecia antigo. Old fashion. Eles gritavam contra a ditadura, lembravam o estudante Edson Luis, falavam em Lamarca e Marighela. Poxa vida! A ditadura acabou e eles nem eram nascidos. Um menino que devia ter dezoito anos e alguns meses bradava em cima de um trio elétrico: "Porra, galera! Nós estamos aqui lutando pelas mesmas coisas que Edson Luis lutava". Eu senti uma enorme pena dele. Tão lindo e tão desprotegido. De repente percebi que eles tinham vontade de lutar, mas faltava um discurso mais "século 21". Senti vontade de subir no trio elétrico, pegar o microfone e gritar bem alto para aquela multidão bela e sensual que lotava a Cinelândia:


"Vocês são lindos! Vocês são maravilhosos! Vocês precisam do Blog de Maria Bethânia. É isso que vocês precisam reivindicar ao Ministério da Educação: o direito de poder acessar o Blog de Maria Bethânia. Passe livre é muito pouco! Melhores salários para os professores é muito óbvio. Mas, mais do que tudo isso, o que a juventude brasileira precisa é do Blog de Maria Bethânia."


Dito isso eu daria uma gargalhada que ecoaria pelos edifícios históricos, cuja arquitetura dão àquele trecho do Rio de Janeiro um certo ar de Madrid.


"Esqueçam Edson Luis! Lembrem que hoje nós temos Victor e Léo!", diria eu com o dedo apontado para o céu. E continuaria com o meu discurso." As histórias que se contam sobre o governo militar não traduzem exatamente o que foi aquele período histórico. Tudo o que acontecia naquela época acontece nos dias de hoje. Só que antigamente tudo era culpa dos militares. Hoje em dia tudo é culpa do tráfico!"


Antigamente eu achava que a Revolução de 64 tinha mergulhado o país nas trevas. Hoje em dia eu acho que a Revolução é que tirou o país das trevas. Sorry.


De qualquer modo foi um privilégio comemorar o aniversário da Revolução numa passeata de estudantes. Dessa vez não havia policiais reprimindo o protesto da garotada. Nada de bombas de gás lacrimogênio ou tentativas de intimidação. Pelo contrário, tinha vários policiais bonzinhos organizando o trânsito para que os estudantes pudessem fazer suas reivindicações com segurança. O fato é que a alegria dos meninos e meninas com suas caras pintadas promoveu um astral diferente no centro financeiro, político e comercial da cidade. Na luta política daqueles jovens tinha música, vibração, zoação, azaração... Era quase uma rave. Mas do que tudo a passeata foi um evento divertido e alto astral. Como um show de Maria Bethânia.


Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas