30.3.11





VEJA ESTA CANÇÃO - Eu sou totalmente a favor do Blog de Maria Bethânia. Eu acho essa idéia de fazer um blog de poesias super produzido algo de grande valor cultural. Principalmente sendo feito por alguém como ela. Bethânia recita poemas muito bem. E tem uma voz boa para fazer isso. Nos seus shows ela sempre deu espaço para a poesia. Tenho certeza que o seu trabalho na internet seria grande sucesso. A língua portuguesa na internet nunca mais seria a mesma depois desse blog.


Recentemente assisti no Centro Cultural Oi Futuro, em Ipanema, de uma videoinstalação do cienasta Silvio Tendler sobre o poeta Ferreira Gullar. A coisa funcionava assim: numa galeria montaram o cenário de um botequim e sobre as mesas, e também nas paredes, haviam projeções de vários artistas recitando poemas de Gullar. E desses artistas, certamente o que mais me emocionou, foi Maria Bethânia. (Havia também Camila Pitanga, Helena Ranaldi e Nathália Timberg. Todas ótimas.) Assistindo fascinado aquelas projeções eu pensei que deveria existir um programa na TV dedicado a poesia, com aquele elenco maravilhoso recitando poemas. E com apresentação de Maria Bethânia, claro, pois ela se destaca no seu jeito de recitar. E a poesia também precisa ser recitada. Ler poesia é um prazer diferente de ver/ouvir a poesia recitada.


O fato é que Bethânia está se propondo a fazer uma coisa absolutamente genial e a ignorante plebe rude vocifera contra ela como cães raivosos. Tudo bem. Ela sempre foi vanguarda. E sempre esteve muito acima do raciocínio curto dos pobres de espírito.


Em tempo: adorei o artigo de Caetano Veloso defendendo sua irmãzinha e dando um chega pra lá na imprensa que fabricou uma polêmica que nem deveria existir. Bom mesmo no texto do Caetano foi quando ele citou seu livro. Verdade Tropical é uma obra literária de grande valor.

Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas