12.4.11


VAMP – Assisto com interesse no Canal Viva a reapresentação de Vamp, uma novela que me marcou muito. Por indicação do saudoso diretor de teatro Carlos Wilson, que todos conheciam como Damião, o Antônio Calmon me convidou para trabalhar como seu assistente. Assim pude acompanhar de um lugar privilegiado todos os detalhes da produção. Lembro claramente da primeira vez que o Calmon me falou de sua novela. É a história de uma cantora, uma estrela tipo Madonna, que fez um pacto com um vampiro para se tornar famosa e viver eternamente. O Calmon sempre foi louco pela Madonna, que na época da novela estava no auge do sucesso. (Bem... Na verdade ela sempre esteve no auge do sucesso...) O fato é que Vamp foi escrita ao som do disco (disco mesmo, em vinil) The Immaculate Collection, que havia sido lançado oito meses antes da estréia da novela e concentrava todos os megahits que Madonna havia lançado até então. Like a Virgin, Material Girl, La Isla Bonita, etc. E Natasha, a protagonista da novela, foi totalmente inspirada em Madonna.

Antônio Calmon queria Andréia Beltrão no papel de Natasha. Os primeiros capítulos foram escritos com Andréia Beltrão na cabeça. Ela tinha feito sucesso como a Zelda Scott, em Armação Ilimitada, e Calmon queria repetir sua dobradinha com a atriz. Tanto que ele marcou um jantar com a Andréia para conversar sobre a novela e, no telefone, adiantou um pouco como seria a Natasha. E quando ele chegou no restaurante Andréia Beltrão estava produzida como se fosse a Madonna.

A direção da Globo adorou a idéia da novela. Naquela época a “direção da Globo” significava Daniel Filho e Boni. Era o final dos tempos em que a Globo era gerenciada como uma espécie de sucursal de Hollywood. Não tinha nada a ver com a administração burocrática e pouco criativa dos dias de hoje. Daniel Filho, o diretor artístico, (e bota "artístico" nisso) tinha suas próprias idéias de como seria a novela cuja sinopse ele tanto gostava. Como a personagem principal era uma roqueira, uma estrela da música pop, Daniel achava que o papel deveria ser interpretado por uma cantora. Ele queria fazer testes com Paula Toller e Fernanda Abreu. Vale lembrar que na época tanto Paula como Fernanda eram estrelas da canção brasileira. Paula era vocalista do Kid Abelha, banda que dava as cartas nas paradas. E Fernanda era ex-vocalista da Blitz e naquele momento tentava carreira solo. Daniel também pensou em Débora Blando para o papel de Natasha. Lembram da Débora Blando?

Por outro lado, o diretor escalado para dirigir a novela, tinha suas próprias idéias com relação a protagonista. Jorge Fernando queria Claudia Ohana naquele papel. Ele sabia que ela cantava, dançava e tinha uma beleza exótica que ia combinar bem com a Madonna latina que ele via naquela personagem. Mas, como convencer o Calmon e o Daniel da sua escolha? Quando ele foi chamado para dirigir a novela Calmon já tinha falado com a Andréia Beltrão. E o Daniel já havia pedido a Globo para contatar as cantoras para testes. Cada um deles já tinha uma expectativa de como deveria ser a novela.

O Diretor Artístico da emissora, o autor e o diretor finalmente marcaram uma reunião para definir o elenco, datas e detalhes de produção. Foi então que Jorge Fernando teve uma idéia. Três dias antes da reunião, em segredo, ele gravou, às pressas, uma fita com Claudia Ohana cantando Sympathy for the devil, um “classic rock” dos Rolling Stones. Depois, de madrugada, levou a Cláudia para um estúdio da Globo na Tijuca (na época ainda não existia o Projac), chamou uns bailarinos amigos dele, aproveitou restos de cenários de outros programas, bolou algum efeito especial, e fez um videoclipe da Claudia como se ela fosse a Natasha. No dia da reunião, na sala do Daniel, no Jardim Botânico, Jorge Fernando chegou com uma fita na mão e disse em tom solene para Calmon e Daniel: Gente, antes de começar a reunião, antes que seja tratado de qualquer assunto, eu queria mostrar uma coisa para vocês. Colocou a fita VHS no videocassete e apertou o play. Na tela Claudia Ohana surgiu deslumbrante, cantando e dançando cercada de bailarinos. As imagens, a música, a coreografia. Tudo era impressionante. Quando acabou o videoclipe Daniel e o Calmon olharam para o Jorginho e disseram quase em uníssono: A Cláudia Ohana é a Natasha!



Esse videoclipe é exibido várias vezes durante a novela.



Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas