14.4.11

Sonia Rabello durante uma votação no plenário do Palácio Pedro Ernesto sede da Câmara.

Na cerimônia de posse com o colega Verador Marcelo Arar.



Fazendo um brinde com seus assessores no bar do Cine Odeon, na Cinelândia.




A HORA E A VEZ DE SONIA RABELLO - Desde que assumiu seu lugar na Câmara dos Vereadores em 2 de Fevereiro de 2011, no lugar de Alfredo Sirkis, a advogada Sonia Rabello tem se destacado por sua postura firme na defesa dos seus projetos, sempre embasada em fundamentos jurídicos, universo que ela conhece bem. Inclusive a Vereadora, que é professora titular de Direito Administrativo da UERJ, é colega de graduação e de professorado do Ministro Luiz Fux, do STF, tendo nascido no Rio de Janeiro no mesmo dia, mês e ano que o amigo. Mulher inteligente e articulada, a Vereadora Sonia Rabello tem especial interesse pelos aspectos urbanísticos do nosso município, até porque ela é especialista em Direito Urbanístico e já foi diretora do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.




Em reunião com o Comandante Militar do Leste, General Adriano Pereira Júnior, no Forte do Leme, onde os militares, com o apoio da Prefeitura, pretendem construir três edifícios residenciais, a Vereadora se manteve firme na sua postura contrária à pretensão do Exército. Falou da importância das áreas sob tutela das Forças Armadas, mas enfatizou que essas áreas pertencem a todos os brasileiros, ao País como um todo. As áreas não são bens das Forças Armadas e sim da União.


Sonia Rabello tem feito constantes reuniões com associações de moradores, buscando se inteirar dos problemas específicos de cada bairro da cidade. Com moradores da Glória ela chegou a participar da limpeza e pintura do Chafariz do bairro, um monumento histórico de 1742, tombado pelo IPHAN. Com moradores de Santa Tereza elaborou estratégias para impedir que a administração do Museu da Chácara do Céu construa um anexo que vai descaracterizar o prédio tombado e o bosque de árvores centenárias do museu. Debaixo da marquise da Radio Tupi conversou com moradores da Gamboa que estão ameaçados de remoção por causa do projeto de revitalização da prefeitura denominado Porto Maravilha. A Vereadora quer que a revitalização da área portuária também contemple os moradores pobres da região. O mesmo tipo de coisa está acontecendo na Cidade Nova, que tem projetos imobiliários de revitalização que incluem a remoção dos moradores. Sonia Rabello, que tem como princípio no seu trabalho político o desejo de “moradia digna na cidade sustentável”, considera que esses são casos de exclusão social.


Como observadora atenta das questões ligadas ao urbanismo, a Vereadora é contra a mudança da sede da Câmara Municipal para a região portuária, como quer o Prefeito Eduardo Paes. Tanto que ela protocolou um projeto de lei complementar que impede essa mudança. Sonia Rabello considera que a saída da sede da Câmara Municipal do Palácio Pedro Ernesto esvaziaria o cunho político desta centralidade e alteraria o seu valor simbólico e dinâmico. Afinal, a escadaria da Câmara, na Cinelândia, foi cenário de alguns dos mais importantes eventos políticos da história do Brasil. Ela quer que os recursos que seriam utilizados para a construção de uma nova sede sejam utilizados na reforma de todo o entorno do Palácio Pedro Ernesto, que é um verdadeiro exemplo de desordem urbana e má gestão administrativa do Executivo.






Veja o site de Sonia Rabello: http://www.soniarabello.com.br/




Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas