26.6.11








CINEMA É A MAIOR DIVERSÃO - Nunca vi um filme do Woody Allen que eu não pudesse chamar de obra-prima. Meia-Noite em Paris não foge à regra. É um filme tão bem cuidado, tão bem produzido, que dá gosto ir ao cinema. E esse filme, ao abordar os sonhos e angústias de um escritor, me tocou de um jeito muito especial. O fascínio que o escritor Gil Pender (o personagem de Owen Wilson) tem por Paris é algo que consigo entender perfeitamente. Aquela cidade, realmente maravilhosa, é um estímulo para quem tem compulsão de escrever. A idéia do diretor e roteirista de fazer seu personagem, sem nenhuma razão lógica, viajar no tempo e encontrar seus escritores favoritos, é um achado. Paris sempre foi e será uma grande inspiração para quem gosta de escrever. E andar por aquelas ruas, atravessar as pontes, olhar os monumentos, os edifícios, as praças e cafés... Estar ali já é uma viagem no tempo. Adoro quando Gil Pender encontra Francis Scott Fitzgerald, um dos meus escritores favoritos. Encontra Fitzgerald e Zelda, o grande amor de sua vida.



Na música Being Boring os Pet Shop Boys falam que encontraram por acaso uma caixa com velhas fotos e convites para festas adolescentes. Num dos convites estava escrito "vista-se de branco", citando a mulher de um escritor famoso dos anos 20. No filme de Woody Allen a mulher de Fitzgerald, Zelda, fala várias vezes que está se sentindo "boring", entediada, e isso me fez lembrar dessa música e do incrível clipe do Bruce Weber.



La notte brava é um filme italiano de 1959 que vi no feriado. A fotografia em preto e branco é idêntica a fotografia de Bruce Weber no clipe de Being Boring. Os planos, os closes e os rostos dos rapazes bonitos são idênticos. La notte brava, cujo título francês é Les Garçons e no Brasil chama-se A longa noite de loucuras, foi dirigido por Mauro Bolognini e roteirizado por Pier Paolo Pasolini. É uma história que envolve prostitutas e pitboys italianos e tem o mesmo clima do filme Juventude Transviada lançado quatro anos antes nos EUA, com James Dean no elenco. Jovens entediados e perplexos diante da própria juventude saem em busca de algo que dê sentido as suas vidas. Bolognini e Pasolini fizeram uma festa com esse ponto de partida e realizaram um filme fascinante.



O meu bonequinho particular também aplaudiu de pé ao filme A reencarnação de Peter Proud, um thriller com um toque de classe, que tem um excelente roteiro e uma direção vigorosa. Conta a história de Peter Proud, um professor universitário que vive atormentado por constantes pesadelos. Ele sempre sonha com um cara que está nadando num lago, à noite, então surge uma mulher num barco, e quando ele se aproxima a mulher o agride com o remo e ele morre afogado. O sujeito não encontra razão nem explicação para aquele sonho. Certo dia ele vê num programa que está passando na TV um lugar que lembra o cenário onde acontece seu sonho. Para entender o que está acontecendo, Peter Pround vai até esse lugar e ali acaba descobrindo coisas muito perturbadoras sobre a sua vida atual e sobre sua outra vida. É um filme muito bacana já que tem uma pegada de filme policial e ao mesmo tempo um interessante clima erótico. Foi lançado em 1975 e o diretor, J. Lee Thompson, é o mesmo do clássico Cabo do Medo, com Robert Mitchum que, anos depois, foi refilmado por Martin Scorcese. A trilha sonora de Jerry Goldsmith embala a obra-prima.








Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas