11.1.14





PRECISO ANDAR – São muitos os atrativos da peça Preciso Andar, do inglês Nick Payne, ora em cartaz no teatro do Centro Cultural da Caixa. O texto instigante aborda as dificuldades das relações humanas, mas se concentra na eterna insatisfação do homem. Nessa coisa que todo mundo tem de nunca estar satisfeito com nada. A gente sempre quer mais, nada nunca está perfeito, ninguém agüenta ficar muito tempo parado e, por isso, precisa andar. Uma necessidade constante de ir de um lugar para o outro, nem que seja da sala para a cozinha, ou do quarto para o banheiro. E esse eterno mudar de lugar diz respeito também aos sentimentos, às sensações, aos desejos e aos afetos. É como se viver fosse como andar de bicicleta: se parar, o sujeito cai. E para dissertar sobre esse tema, a peça conta história de Alan e Liz, um casal em crise. A mulher se envolve com um antigo colega de colégio que reaparece no seu consultório. O marido, professor universitário, tem um caso mal resolvido com uma colega de trabalho. O filho do casal vive num mundo à parte e não tem muito diálogo com os pais.  E o elemento que impulsiona os conflitos, as crises e também os momentos de realização pessoal dos personagens é o sexo.

Preciso Andar é um espetáculo sobre como o sexo conduz, de modo implacável, o destino das pessoas.

Se o texto de Nick Payne é ótimo, a direção de Ivan Sugahara é melhor ainda. A encenação do espetáculo valoriza as qualidades do texto e as possibilidades teatrais que ele possui. Aliás, o modo como o palco é ocupado pelo espetáculo é digno de nota. A cenografia inteligente, a trilha sonora adequada, figurinos eficientes: tudo ali demonstra reverência e paixão pelo teatro. O mesmo se pode dizer do elenco que atua com harmonia e paixão pelo seu ofício. Otto Jr., Beatriz Bertu, Cristina Lago, Fabio Cardoso, Tárik Puggina e Suzana Nascimento fazem um bonito trabalho, emprestando alma e condição humana aos personagens por eles representados. Um espetáculo que vale a pena assistir.

  

Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas