29.7.14




FALANDO DE CINEMA - O que há de mais criativo e original no atual cinema brasileiro vem de Pernambuco. Desde Amarelo Manga e Baile Perfumado, passando por A febre do rato e O som ao redor, até, mais recentemente, o dilacerante Tatuagem que lançou Jesuíta Barbosa. São filmes originais, com linguagem própria e uma narrativa atrelada ao cinema europeu. Diferente dos filmes produzidos entre o Rio e São Paulo que, salvo exceções, tem grande influência dos truques da TV. Agora, duas novas produções do cinema pernambucano surgem cercadas de expectativas. 

"A luneta do tempo" tem direção do cantor Alceu Valença, em sua primeira incursão como diretor de cinema.   Um épico sobre o cangaço, tendo como protagonista o lendário Lampião. Com uma linguagem que se deixa influenciar pelo "movimento armorial" criado por Ariano Suassuna, o filme é, ao mesmo tempo, um musical com ritmos do nordeste como o coco, o frevo e a embolada, mas com diálogos baseados nas falas dos repentistas, ícones da cultura nordestina. "O poder é irmão da policia, que é prima carnal do estado e de uma cega chamada justiça", diz Lampião, numa determinada cena.  "A luneta do tempo" conta a sua história através dos olhos de uma criança que vive numa fazenda do agreste, observando a vida e a cultura do lugar. Anos mais tarde, já adulto, ele volta à região para fazer um filme sobre o cangaço, cujo personagem principal é Lampião. É um filme dentro do filme. Que tal? "A luneta do tempo" vai ser lançado na mostra competitiva do Festival de Gramado, que começa dia 8 de agosto.

"A história da eternidade", de Camilo Cavalcante já estreou com o pé direito. Recebeu o prêmio de melhor filme e melhor diretor no Festival de Paulínia, em São Paulo. O longa conta três histórias de amor, tendo como cenário mais uma vez o agreste nordestino. E esse não é o único ponto em comum com o filme de Alceu Valença. Irandhir Santos, escolhido melhor ator em Paulínia graças a sua atuação como um artista epilético, é quem faz o Virgulino Lampião, protagonista do filme "A luneta do tempo". 

Veja Irandhir Santos e Hermila Guedes em cenas do filme de Alceu Valença...






Cenas fortes e belas do filme "A história da Eternidade"



Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas