9.7.05





O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.




PARIS EM CHAMAS - Paris e uma cidade que tem me provocado muitas emoções. Cada dia me acontece uma surpresa agradável. Cada passeio pelas ruas da cidade me oferece uma paisagem inesquecível, ou uma vitrine genial, ou um espetáculo de arte, cultura e glamour. Pois bem. Paris acabou de me oferecer mais uma doce emoção. Eu estava trabalhando na sala de imprensa que o Itamaraty montou no Hotel Le Bristol para os jornalistas brasileiros que estao cobrindo a viagem do presidente Lula a Paris, quando uma repórter comentou: olha o Paul McCartney!


Eu levantei da mesa de trabalho, fui até o corredor e o vi passando em direção ao lobby. Fui atrás dele como uma daquelas fãs que seguiam os Beatles nos anos 60, me aproximei e disse: Mr. Paul, I love you! Ele me olhou, piscou o olho e fez um sinal positivo com o dedo. O engracado é que haviam dois homens junto com ele, nao sei se eram seguranças, ou pessoas que trabalhavam na sua equipe. Só sei que quando eu disse Mr. Paul, I love you, eles cairam na risada. Isso foi na porta do hotel. Em seguida Paul entrou num carro e saiu pelas ruas de Paris. Pela janela do carro ele fazia poses e caretas para os fotógrafos que o esperavam na porta do hotel. Adoro Paul McCartney. Ele sempre foi o meu Beatle favorito. E encontrá-lo em Paris só fez me deixar ainda mais apaixonado pela cidade.


E isso nao foi tudo. Quando voltava para a sala de imprensa encontrei com o Paulo Coelho, o grande escritor brasileiro, que estava chegando da Unesco, onde tinha ido participar de uma cerimonia, ao lado de Sebastião Salgado, Viviane Senna e Lula. Com ele estava o colunista do jornal O Globo Ancelmo Goes, que está de férias em Paris, e passou no hotel apenas para visitar os colegas. Ancelmo é um doce de pessoa e ele tambem ficou curioso em ver em Paul McCartney mas, no caminho havia encontrado o Paulo Coelho e os dois ficaram conversando. Eu estava lívido porque tinha conseguido chegar bem perto do Paul e fiquei mais lívido ainda quando Paulo Coelho nos convidou a tomar um cafe.


O Hotel Le Bristol e um cenário de sonho e fantasia. Cortinas e tapetes suntuosos. Escadarias. Espelhos. Lustres magnificos. Sofas vintage. Corredores interminaveis. Garcons de fraque. Jardim de inverno cheio de pompa. Ambientes espacosos. Colunas gloriosas. Piso de mármore. Quadros fanta´sticos nas paredes. Tudo muito luxuoso. Elegante. Sofisticado. Ancelmo me disse que, durante a ocupacao nazista na Franca, o hotel serviu de moradia para o alto comando do exercito alemão. Afe!


Paulo Coelho tem um apartamento no Le Bristol e quando está em Paris fica hospedado no hotel. Como já disse, ele nos convidou a tomar um café no bar do hotel. Muito gentil e educado, nosso mais famoso escritor nos deu suas impressões sobre o Ano do Brasil na Franca. Ele disse que estava muito impressionado com o sucesso da festa. Que realmente, falava-se muito bem do Brasil e dos brasileiros em toda a Europa e principalmente na França. Ele percebia isso nas suas viagens pelo continente. E disse que espera que essa valorização do nosso país chegue até os brasileiros que moram no Brasil, pois ele acredita que todos merecem se sentir valorizados, respeitados e queridos. Touché, Paulo Coelho!


Quando nós entramos no rlrgante piano-bar do Le Bristol, uma mulher começou a acenar para o Paulo. Inicialmente ele nao percebeu e ela insistiu gritando o nome dele algumas vezes. Quando ele a viu nos deixou durante um instante e foi até ela, depois os dois voltaram juntos e ele nos apresentou a mulher: Essa e a Marisa Berenson, uma grande amiga minha. Eu quase desmaiei. Marisa Berenson! Eu adoro seu filme Barry Lyndon. E um dos meus filmes favoritos, eu disse a estrela. Ela foi super simpática e respondeu: É um grande filme, não é mesmo? Durante todo o tempo que ficou conosco, ela foi muito carinhosa com o Paulo Coelho.


Quando ela se despediu e foi embora o escritor me disse: Voce fez muito bem de falar do filme Barry Lyndon com a Marisa. Eu senti que ela gostou. Esse filme representa uma fase muito boa da vida dela. E ela anda muito triste, desde que perdeu uma irmã no World Trade Center. Sempre muito gentil, Paulo nos falou da sua vida na Europa, do seu encontro com Paul McCartney e fez questão de nos perguntar se estávamos precisando de alguma coisa. Quando foi pagar a conta, o gerente se recusou a receber, alegando que era tudo por conta da casa. E nos disse: Se vocês são convidados de Monsieur Paulo Coelho, então também são convidados do Le Bristol. Chique, chique, chique...





PARIS EM CHAMAS - O Corpo de Bombeiros de Paris vai dar uma festa em homenagem ao Brasil durante as comemorações do 14 de Julho. Todos os anos, no 14 de julho, os bombeiros do quartel que fica no Quartier Latin organizam o BALS DES SAPEURS-POMPIERS DE PARIS. O baile já virou uma tradição anual que costuma reunir milhares de pessoas no pátio do quartel e se espalha pelas ruas de Saint Germain des Pres em plena Rive Gauche. Esse ano, por causa do Ano do Brasil na Franca, a festa será em homenagem ao Brasil. Vários cartazes estão espalhados pelas ruas de Paris, convidando a população a participar da festa.


Hoje eu fui no quartel pedir informações sobre a festa e o bombeiro que me atendeu, quando soube que eu era brasileiro, me convidou a entrar. Quando eu cheguei no pátio do quatel fiquei completamente emocionado. Haviam vários soldados da corporação trabalhando na produção da festa. Uns montavam um palco para o DJ. Outro pregava uma faixa com o nome BRASIL numa parede. Outro colocava dezenas de luzes verde-amarelas numa especie de luminoso que eles iriam pendurar no centro do pátio. Haviam cartazes com fotos do Rio e da Bahia espalhados pelo chão. Tudo o que eles tinham conseguido de referencia ao Brasil estava espalhado pelo pátio, onde será o centro da festa.


O mais incrível é que os bombeiros eram todos lindos. Rapazes bem jovens, fardados, usando calça azul bem apertada e a camisa onde estava escrito Sapeurs-Pompiers de Paris. Muito simpáticos, eles me levaram até uma sala, que será uma área vip, onde dois outros bombeiros montavam uma enorme bandeira do Brasil no piso, como um tapete. Conversamos um bom tempo. Muito gentis e educados, eles me disseram que na Franca todos gostam muito do Brasil. "É o país que os franceses mais gostam depois da Franca", me disse um deles, exibindo um sorriso lindo na sua cara de menino. "Gostariamos muito que o presidente Lula viesse na nossa festa", disse um outro. Quando eu perguntei como eles tinham conseguido todo aquele material sobre o Brasil, bandeiras e cartazes, eles me disseram que foram até a embaixada. E um deles me mostrou o documento que a embaixada do Brasil os fez assinar, prometendo devolver as bandeiras que tinham tomado emprestado. Claro que eu nao vou perder essa festa de maneira alguma. Na verdade serão duas festas, nos dias 13 e 14 de julho. O endereço do quartel: rue Du Vieux Colombier, Saint Germain des Pres, perto da Igreja de Saint Sulpice.



Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas