26.10.09



ARTE!


AI DE TI, COPACABANA! – O Rio de Janeiro tem uma nova galeria de arte num dos endereços mais elegantes da cidade: o Copacabana Palace. Bem ali, na esquina com a Rua Rodolfo Dantas o marchand e consultor de arte Gustavo Rebello acaba de inaugurar sua galeria. Pára tudo! Gustavo Rebello é um dos sujeitos mais elegantes e sofisticados da cidade. Boa gente, culto e com um talento especial para definir e conceituar as artes plásticas. A inauguração de sua galeria é um acontecimento importante para o mercado de arte no Rio. E ele, que trabalhava reservado em seu escritório, agora está mais perto do público interessado em arte como deleite e investimento. "É o homem certo no lugar certo", comentava uma arquiteta enquanto admirava as instalações da loja.

A inauguração da Gustavo Rebello Arte mobilizou admiradores de artes plásticas de todos os níveis: compradores, negociantes, colecionadores, artistas, marchands e críticos. O mítico crítico de arte Fernando Cocchiarale estava lá e aprovou tudo. As instalações da galeria, com um belo trabalho de arquitetura, assim como a escolha de Júlio Villani para exposição de estréia. Cocchiarale aprovou, principalmente, as enormes vitrines da galeria. Com as vitrines as obras de arte ficarão expostas para todos os transeuntes que passam pela Rua Rodolfo Dantas. "É arte para o povão", diagnosticava uma colecionadora, com ares de perua, enquanto bebericava sua taça, que segurava com os dedos cheios de anéis.

Champanhe, champanhe, champanhe...

A vitrine da galeria também foi alvo de comentários entusiasmados do marchand Afonso Costa, da galerista Áurea Katisurem, do pintor Manfredo Souza Neto e do ator e diretor Gilberto Gawronski. Marco Rodrigues fotografou todos para as colunas sociais. Inclusive Dona Zaida Maria de Souza Saldanha, uma adorável dama da sociedade, senhora apaixonada por artes plásticas, que foi Miss Estado do Rio em 1954.

O colecionador de arte Paulo Próspero foi muito assediado, já que agora ele é um personagem da coluna Gente Boa. Pois é. Desde que Joaquim Ferreira dos Santos publicou que Próspero sugeriu o nome de Rubem Braga para batizar o nome do elevador do Metrô de Ipanema, que a popularidade do psicanalista aumentou consideravelmente na Zona Sul. Todos querem lhe dar parabéns pela idéia. É que Próspero mora no mítico edifício onde Rubem Braga viveu e escreveu suas obras-primas. Ali, bem ao lado das obras do metrô, Paulo mantém sua sofisticada coleção de arte. Peças raras onde se destacam várias fotos originais de Alair Gomes.

Champanhe, champanhe, champanhe...

Aliás, a bela exposição de Alair Gomes no Paço Imperial foi um dos assuntos mais comentados na festa. Toni Oliveira, da TNT, contava que tinha visto a exposição em Paris e tinha gostado mais da montagem brasileira da mesma mostra. Fernando Cochiarale lembrava a todos que a grande exposição de Alair Gomes, no MAM, da qual ele foi curador, já apresentava muitas fotos que o artista fez de estátuas gregas. E que a exposição em cartaz no Paço Imperial apesar de ser genial, não é exatamente uma mostra inédita...

Julio Villani foi o artista escolhido por Gustavo Rebello para inaugurar sua galeria. Isso faz de Villani o artista do momento nas artes plásticas do Rio, já que ele também exibe uma interessante exposição numa das galerias do Paço Imperial. A mostra da Gustavo Rebello Arte reúne colagens sobre documentos cartoriais franceses datados dos séculos XVIII e XIX. Sobre eles, Júlio Villani aplica recortes de papel embebidos em tinta à óleo, que em contato com os antigos manuscritos, escapa e cria gradativamente uma áurea dourada em volta dos contornos da figura. O aleatório da fuga do óleo colabora assim com a mão do artista para criar a imagem definitiva.

Champanhe, champanhe, champanhe...


Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas